A psoríase no rosto é mais um tipo de manifestação da doença autoimune de pele, crônica, inflamatória e sem cura, que pode aparecer em locais específicos como este ou em qualquer outra parte do corpo.
Neste caso, ela causa lesões semelhantes à manchas avermelhadas e descamativas persistentes, espessas e secas ao redor do rosto, ou se estendendo até a linha do cabelo, testa, pescoço e orelhas.
Apesar de não ser contagiosa, costuma causar sérios desconfortos e sofrimento pelo afastamento social por conta da exposição e má aparência na pele.
Por esta razão, a psoríase facial é até considerada um desafio terapêutico porque a pele do rosto é mais fina, sensível e mais complicada de tratar comparada a outras partes do corpo.
Além disso, é extremamente raro ocorrer apenas no rosto, já que a maioria dos pacientes também apresentam psoríase no couro cabeludo ou psoríase moderada a grave em outras partes do corpo.
No entanto, há como tratar e controlar a doença, devolvendo a auto estima e qualidade de vida dos seus pacientes.
Veja abaixo o melhor tratamento para psoríase no rosto!
Psoríase no rosto ou facial
A psoríase no rosto ou facial é um dos tipos de manifestações localizadas da doença de pele crônica inflamatória, autoimune e sem cura.
Ela se caracteriza por uma ou mais manchas avermelhadas, persistentes, espessas e secas no rosto, podendo se estender ainda mais e afetar a linha da testa entre o cabelo, pescoço, nuca e orelhas.
Além disso, é extremamente raro a psoríase apenas ocorrer no rosto, já que a maioria dos pacientes também possuem psoríase do couro cabeludo ou psoríase moderada a grave em outros lugares.
Por conta disso, a psoríase no rosto frequentemente causa problemas psicossociais devido à má aparência das lesões vermelhas escamosas na pele, que estão sempre em áreas altamente visíveis.
Manifestações clínicas da psoríase no rosto
Apesar de ter esse nome, a psoríase no rosto possui outras manifestações clínicas, que a subdivide em três subtipos principais:
Psoríase capilar
Essa manifestação clínica da psoríase no rosto é uma extensão da psoríase do couro cabeludo que desce além da linha do cabelo para a pele do rosto, deixando manchas
vermelhas brilhantes, na forma de placas espessas, mescladas com branco da pele ressecada.
Psoríase do sebo
A psoríase do sebo afeta a linha do cabelo, comprometendo a área de forma irregular, geralmente afetando também as pálpebras, as sobrancelhas, as dobras nasolabiais e a área da barba.
Normalmente, as lesões possuem a aparência de placas finas rosa salmão com escamas semelhantes a farelos.
Psoríase facial verdadeira
Essa manifestação pode afetar qualquer parte do rosto, provocando lesões vermelhas e escamosas na forma de placas que tendem a ser simétricas, abruptamente demarcadas.
Ela costuma estar associada à psoríase em outros locais do corpo, incluindo orelhas, genitais, couro cabeludo, cotovelos, joelhos e tronco, como no caso de psoríase gutata ou psoríase eritrodérmica.
Sintomas e possíveis causas da psoríase no rosto
Apesar das manchas e má aparência, a psoríase no rosto costuma ser leve, mas pode apresentar sintomas comuns como coceira também leve à grave, dor e sensibilidade na pele.
Já as causas da psoríase facial não são também claras, podendo estar associadas às mesmas da psoríase em geral, como problemas no sistema imunológico, que desencadeia a inflamação e o aumento da proliferação de células da pele.
Há também um fator genético predisposição, já que é uma doença de pele autoimune, além de estresse, infecção, lesões e uso de certos medicamentos.
Além disso, a psoríase no rosto também pode ser agravada pela ação de radiação ultravioleta em pacientes com fotossensibilidade à exposição do sol; flora da pele, particularmente provocada por proliferação da levedura da Malassezia; e tabagismo.
Como tratar psoríase no rosto
Como toda psoríase, também não há cura para a psoríase no rosto. Mas o tratamento é satisfatório e o seu controle é possível na maioria dos casos.
Além disso, é preciso tomar alguns cuidados gerais com a pele como por exemplo, usar sabonetes suaves para o rosto, hidratantes e protetores solares, quando necessário.
Outras opções de tratamento incluem o uso de ácido salicílico como agente descalcificante em cremes, a Vitamina D e análogos como Calcipotrieno / Calcipotriene e Calcitriol, embora tendem a irritar a pele do rosto.
Algumas fórmulas em creme ou gel podem ser toleradas, especialmente em combinação com esteróides tópicos, além de cremes de alcatrão de carvão.
A Fototerapia através da exposição ao sol geralmente também são úteis para a psoríase facial.
Já o tratamento sistêmico para a psoríase facial é prescrito em casos mais graves, que exigem o uso de comprimidos ou injeções como metotrexato, ciclosporina, acitretina ou agentes biológicos.
Pomada para psoríase no rosto
O tratamento para psoríase no rosto também pode ser feito através de cremes corticosteróides para reduzir a inflamação e aliviar a coceira.
A hidrocortisona também é geralmente segura, desde que utilizados no rosto por apenas alguns dias por mês.
Já os inibidores tópicos da calcineurina pimecrolimus em creme e tacrolimus na forma de pomada podem ser muito eficazes, particularmente úteis na pele das pálpebras.
Tratamento caseiro para psoríase no rosto
A internet está cheia de receitas de remédio caseiro para psoríase no rosto ou até em outros locais do corpo, mas nenhuma delas possui eficácia comprovada.
Além disso, somente um bom dermatologista poderá indicar o melhor tratamento para psoríase no rosto, já que a pele é mais fina e sensível, além de ser um local extremamente exposto e visível.
O melhor tratamento para a psoríase no rosto deve sempre se basear em casos específicos e grau de agravamento das lesões.
Em geral, as substâncias com propriedades emolientes e anti inflamatórias costumam ser eficientes no tratamento, porém é muito arriscado fazer uso de medicamentos, mesmo que naturais, sem a prescrição médica e conhecimento das quantidades necessárias.
O ideal é procurar um médico especialista para avaliar as condições da doença para não correr o risco de agravar ainda mais as lesões ou colocar em risco a vida do paciente.
Tratamento para psoríase no rosto: Psoriless!
A psoríase é uma doença que não tem cura, mas felizmente há tratamento.
Apesar de poder ser prevenida, é possível tratá-la e controlar a sua reincidência, inclusive no caso de psoríase no rosto.
A maioria dos casos leves e moderados (cerca de 80%) podem ser controlados com medicação de uso tópico, hidratação da pele e exposição solar.
No entanto, é preciso entender que o melhor tratamento para a psoríase no rosto deve suprir as lesões e manter a pele hidratada.
No caso de psoríase rosto, a hidratação da pele e o uso de medicamentos tópicos nas lesões, além da exposição solar orientada por dermatologista costumam ser suficientes para melhorar o quadro clínico e minimizar os sintomas.
Porém, a melhor opção de tratamento tópico para psoríase no rosto hoje é a loção Psoriless, formulada nos Estados Unidos, já que se tornou uma referência em todo o mundo para o tratamento desta condição.
Em poucos dias, você vai poder observar resultados positivos, através da redução da descamação, coceira e espessura das lesões.
Isso porque a sua fórmula possui ingredientes com alto poder hidratante, que também reduzem a inflamação na pele, o inchaço e vermelhidão das lesões com ação antiinflamatória também super poderosa.
A loção Psoriless também funciona como opção preventiva, evitando a recorrência dos sintomas da doença, podendo ser utilizada durante outros tratamentos, sem o risco de causar efeitos colaterais, pois não possui corticóide.
Sua composição conta com 10 princípios ativos: Ureia, LCD (Liquor Carbonis Detergens), Ácido Salicílico, Dexpantenol (Pró Vitamina B5), Alantoína, Óleo de rosa mosqueta, Vitamina E, Aloe Vera, Calêndula, Vitamina A e Óleo de copaíba.
É por esta razão que a loção Psoriless tem sido muito indicada por dermatologistas no mundo inteiro, se tornando a opção mais segura e eficaz no tratamento da psoríase no rosto ou em qualquer outra região do corpo!