Pular para o conteúdo

Existe remédio para psoríase em comprimido?

remédio para psoríase em comprimido

Como a grande maioria das doenças crônicas autoimunes, a psoríase não tem cura e, por isso, causa muitos incômodos. No entanto, há uma enorme variedade de remédios que podem controlar a sua incidência, inclusive remédio para psoríase em comprimido.

Dentre as várias opções disponíveis no mercado, os remédios orais, como os comprimidos, costumam ser indicados para casos moderados a graves, sendo apenas obtidos com prescrição médica.

Mesmo assim, o tratamento oral pode não ser tão simples, exigindo uma outra abordagem combinada a outros medicamentos para que a ação dos remédios seja mais eficiente.

Em todo caso, um bom dermatologista vai poder te ajudar a encontrar a terapia mais eficaz para o sucesso do seu tratamento.

Entenda abaixo como o remédio para psoríase em comprimido pode te ajudar no tratamento da condição.

Confira!

 

Remédio para psoríase

Apesar de ser uma doença autoimune crônica, que não tem cura, existem vários tipos de remédios para psoríase, capazes de agir no organismo de forma a controlar o processo acelerado de renovação celular da pele.

No entanto, cada remédio irá agir de acordo com cada caso específico de psoríase, isto é, de acordo com o seu tipo, localização das lesões e gravidade dos sintomas.

Por exemplo, remédios à base de betametasona, calcipotriol, acitretina ou adalimumabe, por exemplo, podem ser indicados pelo dermatologista para tratar casos de psoríase leve a grave.

Isso porque essas substâncias são capazes de aliviar os sintomas da doença, como manchas avermelhadas e ressecamento da pele, coceira e descamação.

Na maioria das vezes, esses remédios são prescritos na forma de pomadas, loções e shampoos, mas também existe o remédio para psoríase em comprimido ou injeção, que normalmente são prescritos somente em casos mais graves.

Além disso, alguns outros cuidados também são importantes, como manter a pele hidratada diariamente, especialmente ao redor das regiões afetadas, a fim de evitar a irritação da pele ou o seu ressecamento.

Remédio para psoríase em pomada (tratamento tópico)

Os remédios para psoríase de tratamento tópico são, de modo geral, costumam ser prescritos pelo dermatologista para casos de psoríase leve a moderada.

Geralmente, esses remédios são encontrados em farmácias na forma de cremes, pomadas, loções e shampoos, podendo ser eficientes para tratar a doença, dependendo de cada caso.

O remédio para psoríase em pomada mais indicado costuma ser à base de corticóide, sendo um dos mais acessíveis no Brasil. 

No entanto, eles costumam ser prescritos e associados a outros medicamentos, como o remédio para psoríase em comprimido, dependendo da região da pele afetada, como braço, rosto ou pernas, por exemplo.

A pomada corticóide tem ação anti-inflamatória, sendo bastante eficaz no controle das escamações.

Porém, por ser um corticóide, o seu uso prolongado acaba provocando alguns efeitos colaterais graves, como afinamento da pele, alterações na pigmentação, coceira, dor, sensação de queimação, estrias e hematomas.

Portanto, costumam também ser contra indicadas a pacientes com alergia aos componentes de suas fórmulas, lesões na pele causadas por vírus, fungos ou bactérias, rosácea ou dermatite perioral não controladas.

Quando necessárias, as suas doses e tempo de uso devem ser orientados pelo dermatologista de forma individualizada.

Alguns exemplos de pomadas corticóides são a hidrocortisona, o clobetasol ou a triancinolona, que ajudam a reduzir a inflamação da pele, a vermelhidão, coceira, inchaço e descamação.

Remédio para psoríase em comprimido ou injeção (sistêmicos)

Remédio para psoríase em comprimido ou injeção possui ação sistêmica e são, geralmente, indicados por um dermatologista, somente em casos mais graves ou de psoríase generalizada.

Ou seja, quando apenas o tratamento tópico não foi capaz de controlar os sintomas da doença, exigindo uma terapia oral de ação em conjunto.

Um dos remédios para psoríase em comprimido mais comuns é à base de acitretina, um retinoide indicado para os casos mais graves de psoríase eritrodérmica ou psoríase pustulosa, que costumam provocar a formação de pus nas lesões, além das manchas.

Em geral, esses comprimidos para psoríase são encontrados em doses de 10 mg ou 25 mg, vendidos apenas sob prescrição médica, como os antibióticos.

No entanto, a acitretina é contraindicada a pessoas alérgicas aos seus componentes na fórmula, gestantes ou mulheres que desejam engravidar nos próximos anos, lactantes e quem possui insuficiência hepática ou renal graves. Além disso, também possui efeitos colaterais.

Outro remédio para psoríase em comprimido é o metotrexato, que pode ser encontrado na forma de comprimidos de 2,5 mg, mas também em ampolas de 50 mg/2mL para serem aplicadas como injeção.

Ele é um dos remédios para psoríase em comprido mais indicados para o tratamento de casos graves, pois age diretamente no controle e prevenção da inflamação das células da pele, diminuindo a proliferação de manchas. 

Porém, precisa ser indicado por um dermatologista, por conta de seus efeitos adversos, e contra indicações.

Por fim, a ciclosporina é outra opção de remédio para psoríase em comprimido de ação imunossupressora, indicada para o tratamento da psoríase moderada a grave.

Ela atua no sistema imunológico, ajudando a reduzir os sintomas da psoríase.

No entanto, o tratamento deve ter acompanhamento médico com exames regulares para avaliar o funcionamento dos rins e monitorar a pressão arterial.

Mais
artigos

Inscreva-se na nossa newsletter para acompanhar todo o conteúdo sobre as

Doenças da Pele!