Qual é o melhor shampoo para psoríase?

shampoo para psoriase

Dependendo do local, a psoríase pode ser tratada de várias formas para aliviar os sintomas da inflamação. No entanto, quando a condição afeta o couro cabeludo, a maioria dos especialistas recomendam usar shampoo para psoríase.

Em geral, o melhor shampoo para psoríase contém substâncias anti-inflamatórias, que diminuem a inflamação; e queratolíticos, que dissolvem as placas grossas formadas na pele, a fim de auxiliar na descamação do couro cabeludo. 

Saiba mais sobre o assunto abaixo!

Mas primeiro, o que é psoríase?

A psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele, de base genética e com diferentes tipos de manifestações clínicas, podendo acometer até as articulações, além de várias partes do corpo, inclusive o couro cabeludo. 

Apesar de sua causa ser desconhecida e não existir uma cura, é possível tratar e aliviar os sintomas da condição de várias formas diferentes, através de tratamentos tópicos e sistêmicos, a depender do local inflamado e nível de inflamação. 

A psoríase não é contagiosa, mas causa muitos desconfortos em quem sofre da condição, pois apresenta sintomas bem marcantes, como irritação no local, manchas avermelhadas e grossas, descamações e dor.

A psoríase no couro cabeludo

Assim como em várias outras partes do corpo, a psoríase no couro cabeludo também é considerada uma doença crônica, tendo como causa principal a predisposição genética.

Além disso, o quadro da psoríase no couro cabeludo se agravar em situações de baixa imunidade e estresse emocional (crises de ansiedade e depressão), em que alterações no sistema imunológico e hormonal, reagem de forma negativa no corpo, causando as inflamações na pele.

Durante o inverno, quando as temperaturas baixam, os riscos de desenvolvimento são maiores, pois o ressecamento da pele aumenta e a exposição solar diminui, o que contribui para o agravamentos dos sintomas, já que raios de sol possuem efeito anti-inflamatório nas lesões.

A psoríase na cabeça apresenta sintomas visíveis no entorno dos cabelos, na nuca e na testa, podendo também se espalhar para as orelhas e pescoço.

Os sintomas mais comuns são a formação de escamas brancas semelhantes à caspa, que causam coceira, descamação, vermelhidão na região afetada e, até queda de fios de cabelo em alguns casos.

Em alguns casos, pode haver até sangramento das lesões, por conta da coceira na cabeça.

Como tratar a psoríase no couro cabeludo

Embora a psoríase no couro cabeludo não tenha cura, ela pode ser tratada de forma a aliviar os sintomas e controlar as crises através de medicamentos tópicos e sistêmicos, na forma de loções, pomadas, comprimidos, injeções e também com shampoos específicos, sempre indicados pelo dermatologista.

No caso dos tratamentos tópicos, recomenda-se o uso de shampoos, loções e pomadas capilares, além de esmaltes para as manifestações clínicas nas unhas. Já o tratamento sistêmico, faz uso de comprimidos ou injetáveis para controlar casos mais graves da doença.

De qualquer forma, o tratamento mais adequado para psoríase no couro cabeludo deve ser feito sob a orientação do dermatologista, além de variar dependendo da gravidade do quadro e intensidade dos sintomas.

Shampoo para psoríase no couro cabeludo

Na presença de sintomas da psoríase nessa região, procure logo um médico dermatologista para avaliar o seu caso e indicar-lhe o melhor tratamento.

Em geral, o especialista indica opções de shampoos específicos para psoríase, que contenham ativos anti-inflamatórios e queratolíticos em suas composições capazes de controlar a doença e melhorar a aparência da pele.

Por exemplo, o shampoo para psoríase costuma ser formulado com alcatrão e outras substâncias eficazes como piritionato de zinco, ácido salicílico, coaltar, corticoides e análogos da vitamina D, que combatem não só os sintomas, mas também controlam a formação de placas e descamação. 

Eles devem ser recomendados pelo dermatologista, que vai saber indicar a quantidade do produto e o tempo de tratamento. 

Muitas vezes, o uso do shampoo para psoríase é indicado também em conjunto com outros medicamentos, a fim de aliviar a coceira e diminuir a descamação do couro cabeludo.

Shampoo para psoríase com cetoconazol

O shampoo com cetoconazol contém propionato de clobetasol a 0,05%, sendo um dos mais utilizados para tratar a psoríase no couro cabeludo. 

O produto tem ação corticoide eficaz no controle e combate à inflamação da pele, a vermelhidão, coceira, inchaço e descamação, porém tem efeito rebote.

Isto é, sua ação pode provocar o ressurgimento de sintomas antes ausentes ou que estavam controlados durante o seu uso do medicamento, mas que voltam a aparecer quando o uso é interrompido ou a sua dose reduzida.

Shampoo para psoríase com coaltar

O shampoo para psoríase com coaltar é um Anti Fungo associado a um Ácido Salicílico, de ação antisséptica, anti-inflamatória, antipruriginosa, antiparasitária, antifúngica, bactericida e antiacantótica.

Ele controla as lesões inflamatórias e alivia a coceira, sendo obtido por maceração do Coaltar ou Alcatrão de Hulha com Tintura de Quilaia na forma de LCD (Liquor Carbon Detergens). 

Atualmente é obtido por maceração e percolação do Coaltar com Álcool etílico e tensoativos não iônicos. Os mais indicados são o Polytar ou Tarflex, porém não estão mais sendo comercializados no Brasil.

Shampoo x Loção para psoríase no couro cabeludo

Quando se lava o cabelo com um shampoo para psoríase no couro cabeludo, você não deve esfregar a região, forçando a saída das placas.

A ação acaba provocando o sangramento das lesões, podendo até causar infecções. 

O ideal seria aplicar o shampoo e esperar alguns minutos para a ação do produto na região, para depois enxaguar com água morna, que vai ajudar a amolecer as casquinhas.

Porém, a melhor indicação são as loções tópicas com corticosteróides e alguns tipos de ácidos, pois costumam ficar agindo por muito mais tempo sobre as lesões, sem precisar do enxágue ou correr o risco de esfregar a região.

Loção melhor que shampoo para psoríase

Já que a loção tópica para tratar a psoríase no couro cabeludo seria a melhor opção, por conta da sua ação duradoura, a melhor indicação é a loção Psoriless.

Formulada nos Estados Unidos, a loção Psoriless já se tornou referência em todo o mundo para o tratamento da condição.

Em poucos dias de aplicação, ela é capaz de apresentar resultados positivos visíveis, que podem ser observados na redução da descamação, coceira e na espessura das lesões.

Tudo isso por conta de seu poder hidratante, que também reduz a inflamação na pele, o inchaço e vermelhidão das lesões e da sua ação antiinflamatória poderosa capaz de controlar a reincidência da doença.

Portanto, a loção Psoriless também funciona como forma preventiva, evitando a recorrência dos sintomas da doença, podendo ser utilizada durante outros tratamentos, sem o risco de causar efeitos colaterais, pois não possui corticóide.

Sua composição contém 10 princípios ativos: Ureia, LCD (Liquor Carbonis Detergens), Ácido Salicílico, Dexpantenol (Pró Vitamina B5), Alantoína, Óleo de rosa mosqueta, Vitamina E, Aloe Vera, Calêndula, Vitamina A e Óleo de copaíba.

E é por isso que a loção Psoriless é muito indicada por dermatologistas no mundo inteiro, o que a torna uma opção segura e eficaz no tratamento da psoríase em qualquer região do corpo, inclusive no couro cabeludo!

Mais
artigos

Inscreva-se na nossa newsletter para acompanhar todo o conteúdo sobre as

Doenças da Pele!