Pular para o conteúdo

Remédio para psoríase: conheça as 5 melhores opções

remedio para psoriase

Você procura um remédio para psoríase realmente eficaz? Vamos explicar cada uma das 5 melhores opções existentes no mercado atualmente.

A psoríase é uma doença autoimune crônica que costuma gerar muito constrangimento e incômodo para aqueles que sofrem com essa condição.

Apesar de ainda não haver uma cura para a psoríase, através do uso de remédios para psoríase é possível controlar seus sintomas e garantir uma vida tranquila e confortável.

Hoje você vai entender um pouco mais sobre essa condição e conhecer alguns remédios para psoríase.

Se ficou interessado(a), é só continuar a leitura!

 

Como a psoríase age?

Basicamente, a psoríase acelera o processo de troca das células da pele. Nós normalmente não percebemos essa troca porque ela ocorre lentamente ao longo de um mês.

Conforme descrito pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), um portador de psoríase realiza essa troca em apenas 4 dias, o que resulta num acúmulo de células na superfície da pele, descamação, inflamação e vermelhidão.

No geral, as escamas psoriáticas típicas são prateadas-esbranquiçadas e com o tempo acabam ficando avermelhadas. Às vezes essas manchas racham e sangram.

Ao contrário do que muitos pensam, a psoríase não é uma doença contagiosa. Essa desinformação é extremamente prejudicial para os portadores de psoríase, que muitas vezes são injustamente segregados.

Embora a psoríase seja mais comum em regiões como o couro cabeludo e as articulações, áreas menos comuns, como os ouvidos e as unhas também podem ser afetadas.

 

5 opções de remédio para psoríase

Existem diversos remédios para psoríase e só um profissional de saúde especializado será capaz de indicar o mais recomendado para cada caso.

O remédio para psoríase é algo bastante difundido no mercado e os mais comuns variam entre pomadas e remédios orais. Hoje vamos falar um pouquinho sobre eles.

 

  • Calcipotriol

O calcipotriol é um remédio para psoríase derivado sintético do calcitriol e age como uma vitamina D. Essa vitamina é muito utilizada no tratamento de doenças autoimunes e diminui a formação das placas da psoríase.

Em estudos (https://diretrizes.amb.org.br/_DIRETRIZES/psoriase-em-placa-moderada-a-grave/files/assets/basic-html/page-16.html), seu uso tópico mostrou ser eficaz no período de 4 a 16 semanas. O tratamento com calcipotriol é quase sempre associado a um corticoide e a maioria dos seus efeitos adversos são leves.

 

  • Corticoide

O corticoide tópico é o remédio para psoríase mais utilizado no tratamento por ser um dos mais acessíveis no Brasil. Normalmente seu uso é associado a outros medicamentos.

Sua ação anti-inflamatória é eficaz no controle das escamas psoriáticas, mas seu uso prolongado pode trazer muitos efeitos colaterais graves, como afinamento da pele, alterações na pigmentação, estrias e hematomas (Fonte: https://www.psoriasis.org/steroids/)

 

  • Metotrexato

O metotrexato é um remédio para psoríase oral que age controlando e prevenindo a inflamação das placas psoriáticas. É um dos mais indicados para o tratamento de casos graves de psoríase.

Seus efeitos podem demorar de 3 a 12 semanas para surgir e seu uso pode ter alguns efeitos adversos como cansaço, diarreia e úlceras na boca (Fonte: https://www.bad.org.uk/shared/get-file.ashx?id=1495&itemtype=document).

 

  • Ciclosporina

A ciclosporina é uma medicação imunossupressora muito utilizada no tratamento de doenças inflamatórias em vários órgãos, incluindo a pele. É um remédio para psoríase indicado para o tratamento de casos moderados a graves de psoríase.

Os efeitos adversos do uso da ciclosporina estão associados ao seu uso prolongado, que não pode exceder 2 anos de tratamento, e incluem hipertensão arterial sistêmica, distúrbios renais e risco de malignidade.

Além disso, seu preço aqui no Brasil costuma ser bem elevado, o que faz da ciclosporina um dos tratamentos mais caros para psoríase do país.

Mais
artigos

Inscreva-se na nossa newletter e para acompanhar todo o conteúdo sobre as

Doenças da Pele!