A psoríase é uma doença inflamatória da pele, crônica, autoimune, e sem cura. No entanto, há diversas formas de tratar a condição, inclusive com creme para psoríase, capaz de reduzir a inflamação e aliviar seus sintomas.
Embora existam inúmeras opções de remédios no mercado para o seu tratamento tópico e sistêmico, algumas delas são mais eficientes que outras dependendo do local afetado e do grau das lesões.
Portanto, a psoríase não é tão simples de tratar e pode levar um tempo até você encontrar a solução mais eficaz para controlar a doença.
Ou seja, cada caso pode exigir um tratamento específico ou a combinação de mais de uma terapia para agir em conjunto.
Mas não se preocupe, o seu dermatologista será capaz de identificar as suas necessidades e indicar a melhor terapia para o sucesso do seu tratamento.
Afinal, existem várias estratégias eficientes no controle do desenvolvimento da doença e melhora na aparência da pele, bem como no alívio dos sintomas que tanto incomodam, inclusive cremes muito poderosos para tais finalidades.
Saiba mais sobre o creme para psoríase!
A ação da psoríase no organismo
A psoríase é uma doença de pele inflamatória, autoimune e crônica, que não tem cura.
No entanto, ela pode ser tratada com o objetivo de controlar o seu surgimento e alívio de sintomas.
A psoríase afeta o organismo do paciente ao acelerar o processo de renovação celular da pele, fazendo com que essas células sejam multiplicadas muito rapidamente, causando um acúmulo de pele na superfície cutânea, que leva à inflamação no local.
A inflamação provoca a formação de placas grossas na pele, que descamam e causam diversos incômodos não só na aparência da pele, mas também coceira, dor e sangramentos.
As placas formam manchas prateadas-esbranquiçadas na pele, que vão ficando avermelhadas e/ou arroxeadas e cada vez mais espessas ao longo do tempo, causando o ressecamento da pele no local das lesões.
Porém, apesar de muito incômoda, a psoríase não é uma doença contagiosa, e pode ser controlada através do tratamento correto.
Ela costuma acometer várias regiões do corpo e articulações, como o couro cabeludo, pescoço e nuca, os ouvidos, os pés, os cotovelos, as mãos, o rosto e as unhas.
Dessa forma, o melhor tratamento para psoríase é aquele específico ao local afetado, para que o produto escolhido possa agir de acordo com cada caso específico, sendo crucial diagnosticar o tipo de psoríase, identificar o local das lesões e tratar de acordo com a gravidade dos sintomas.
Tratamento tópico para psoríase
Em geral, o tratamento tópico para psoríase é o primeiro a ser prescrito pelo dermatologista, sempre em casos de psoríase leves a moderados.
De um modo geral, os medicamentos tópicos são encontrados na forma de gel, cremes, pomadas, loções e shampoos, dependendo da região afetada.
Além disso, como a psoríase costuma deixar a pele muito ressecada, uma loção ou creme hidratante também costuma ser um muito eficiente para agir em conjunto com a prescrição.
Já que os hidratantes contém substâncias emolientes capazes de manter a pele hidratada e saudável durante e após o tratamento, a fim de evitar novas crises.
De qualquer forma, as opções de tratamento tópico mais comuns devem conter substâncias de ação corticóide em sua composição, para cicatrizar a pele seca e rachada, além de emolientes, nas concentrações entre 5% a 20% e/ou ácido salicílico em concentrações entre 3% e 6%, de acordo com cada tipo de pele e quantidade de escamas.
Creme para psoríase na pele
O dermatologista pode prescrever um creme para psoríase específico e de forma individualizada dependendo de cada caso.
Os cremes mais eficientes são aqueles que contém aloe vera ou substância de ação semelhante, para ajudar a diminuir as placas avermelhadas, a inflamação, a descamação e a coceira na pele, além de manterem a pele nutrida e hidratada.
No entanto, cada creme prescrito pode variar na composição dependendo do local afetado.
Além disso, o paciente deve seguir alguns cuidados importantes, como manter a pele hidratada diariamente, especialmente ao redor das lesões, bem como evitar produtos ou roupas que causam irritação da pele ou o ressecamento da região.
Creme para psoríase no rosto
A psoríase no rosto pode ser tratada de diversas formas, sempre a depender do grau das lesões e região do rosto.
Porém, a forma mais indicada de tratar psoriase nessa região é através do creme para psoríase que contém corticoides.
Pode ser também que o dermatologista prescreva comprimidos orais de ação imunossupressora e anti inflamatória para ação em conjunto com o creme para psoríase, além da exposição moderada ao sol ou fototerapia.
Creme para psoríase nas mãos
Geralmente, a psoríase nas mãos também costuma atingir outras áreas, como as unhas, ou vice-versa.
Neste caso, o dermatologista indica o tratamento tópico através de creme para psoríase à base de corticoides, metotrexato, ciclosporina ou infliximabe, além do clobetasol e vitamina D.
Creme para psoríase manipulado, vale a pena?
Muitos dermatologistas também costumam optar pelos medicamentos manipulados, de uso tópico.
No entanto, quando não indicam um local de manipulação de confiança ou o paciente não segue a risca, por seus próprios motivos e limitações, corremos o risco de pecar na qualidade das substâncias na formulação das substâncias.
Nem sempre a farmácia de manipulação conta com profissionais sérios, capazes de usar as substâncias prescritas da forma correta e nas quantidades especificadas.
Por esta razão, corremos o risco de não obter o produto com a formulação mais indicada para o sucesso do tratamento.
Melhor creme para psoríase
Já que o creme para psoríase para a condição na pele, no rosto e nas mãos seria o mais indicado, a melhor indicação neste caso é o Psoriless.
Formulado nos Estados Unidos, o Psoriless é uma referência em todo o mundo para o tratamento da condição.
Em poucos dias de aplicação, o paciente é capaz de observar resultados positivos, através da redução da descamação, coceira e espessura das lesões.
O creme para psoríase Psoriless possui poder hidratante, que também reduz a inflamação na pele, o inchaço e vermelhidão das lesões, além de sua ação antiinflamatória poderosa capaz de controlar a reincidência da doença e novas crises.
Assim, o creme para psoríase Psoriless também pode funcionar como opção preventiva da doença, evitando a sua recorrência e crises de sintomas.
Além disso, o produto pode ser utilizado em conjunto com outras opções de tratamentos, sem o risco de causar efeitos colaterais, afinal não possui corticóide em sua composição.
Ele contém 10 princípios ativos: Ureia, LCD (Liquor Carbonis Detergens), Ácido Salicílico, Dexpantenol (Pró Vitamina B5), Alantoína, Óleo de rosa mosqueta, Vitamina E, Aloe Vera, Calêndula, Vitamina A e Óleo de copaíba.
Por isso, o Psoriless é muito indicado por dermatologistas no mundo inteiro, o que o torna uma opção segura e eficaz no tratamento da psoríase em qualquer região do corpo!