Já sabemos que a psoríase é uma doença autoimune crônica sem cura. Felizmente, há como tratar psoríase de diversas formas, a fim de aliviar os sintomas incômodos e constrangimento causados pela condição.
Portanto, existem inúmeras opções de remédios no mercado para o seu tratamento, que variam entre pomadas, cremes e medicamentos orais e injetáveis.
No entanto, além de não ser tão simples de tratar e demorar um pouco para encontrar a solução mais eficiente de controlar a doença, cada caso possui um tratamento específico, a depender do local e grau de inflamação.
Um bom dermatologista será capaz de indicar a melhor e mais adequada terapia para o sucesso do seu tratamento.
Isso porque existem várias estratégias capazes de controlar o desenvolvimento da condição e melhorar a aparência da pele, amenizando os sintomas da doença que tanto incomodam o paciente.
Saiba abaixo como tratar psoríase!
De que forma a psoríase atua no corpo?
Como a psoríase é uma doença de pele autoimune crônica, que não tem cura, ela pode ser tratada de forma a controlar o seu surgimento e alívio de sintomas.
Ela age no organismo acelerando o processo de renovação celular da pele, fazendo com que suas células da pele sejam multiplicadas de forma mais acelerada, levando a um acúmulo de pele e inflamação no local.
Esse acúmulo de células na superfície dermal acaba provocando a formação de placas grossas na pele e, posteriormente, a sua descamação, inflamando a região acometida.
Essas placas se apresentam também em formas de manchas prateadas-esbranquiçadas na pele, que vão ficando avermelhadas e mais espessas ao longo do tempo, causando ressecamento e coceira no local das lesões, bem como rachaduras e até sangramentos, em alguns casos mais graves.
No entanto, além de não ser uma doença contagiosa, ela pode muito bem ser controlada através do tratamento correto.
A psoríase é mais comum em regiões do couro cabeludo e articulações, mas também em outras áreas do corpo, podendo afetar os ouvidos, os pés, os cotovelos, as mãos, o rosto e as unhas.
Por isso, o tratamento para psoríase deve ser específico ao local, para agir de acordo com cada caso específico, de acordo com o tipo de psoríase, localização das lesões e gravidade dos sintomas.
Como tratar psoríase na pele
Em geral, o dermatologista sabe como tratar psoríase através de remédios na forma de pomadas, shampoos, comprimidos ou injeção, sempre de forma individualizada dependendo de cada caso.
Além do tratamento indicado, o paciente deve seguir alguns cuidados importantes, como manter a pele hidratada diariamente, especialmente ao redor das lesões, bem como evitar produtos ou roupas que causam irritação da pele ou o seu ressecamento.
Tratamento tópico para psoríase
Os tratamentos tópicos para psoríase são, de modo geral, prescritos pelo dermatologista para casos de psoríase leves a moderados.
Em geral, os medicamentos são encontrados na forma de cremes, pomadas, loções e shampoos, dependendo da região afetada.
Além disso, como a psoríase costuma deixar a pele muito ressecada, uma loção ou creme hidratante também pode ser um produto auxiliar eficiente, a fim de manter a pele saudável durante e após o tratamento, evitando novas crises.
As opções de tratamento tópico mais comuns contêm corticóides na composição, para cicatrizar a pele seca, e emolientes, que contenham ureia em concentrações variando entre 5% a 20% e/ou ácido salicílico em concentrações entre 3% e 6%, de acordo com cada tipo de pele e quantidade de escamas.
Os cremes e pomadas que contém aloe vera na composição também ajudam a diminuir as placas avermelhadas, a inflamação, a descamação e a coceira na pele, e ainda ajudam a manter a pele nutrida e hidratada.
Tratamento sistêmico para psoríase
O tratamento sistêmico para psoríase é feito com remédios de ação sistêmica em forma de comprimidos (orais) ou injeção, geralmente indicados pelo dermatologista somente nos casos mais graves ou de psoríase generalizada.
Ou seja, quando o tratamento tópico não conseguiu controlar os sintomas da doença ou a sua melhora, isto é, não sendo eficaz na redução da inflamação da pele ou alívio dos sintomas.
Os remédios injetáveis são aplicados em hospitais, através de injeções cutâneas ou diretamente na veia.
Como tratar psoríase no rosto
A psoríase no rosto pode ser tratada de diversas formas, a depender do grau das lesões. Porém, a forma mais indicada de como tratar psoriase nessa região é através do tratamento tópico com medicamentos corticoides, na forma de pomadas, cremes e loções.
Há quem prescreva também comprimidos orais de ação imunossupressora e anti inflamatória para ação em conjunto com o tratamento tópico, além da exposição moderada ao sol ou fototerapia.
Como tratar psoríase no couro cabeludo
A forma mais comum de tratar psoríase no couro cabeludo é com o tratamento tópico na forma de loção, shampoo ou pomada.
Em geral, esses remédios possuem alcatrão na composição, que tem ação eficaz na diminuição da coceira, inflamação e descamação na pele
A opção de shampoo, loções e cremes também pode ser combinada à terapia de luz com raios UVB (ultravioleta B).
Já o ácido salicílico é uma substância bastante utilizada para tratar a pele dessa região, sendo capaz de diminuir os sintomas da doença.
Além do ácido salicílico, o calcipotriol na concentração de 0,005% também é muito eficiente para tratar a psoríase no couro cabeludo.
Como tratar psoríase na unha
A psoríase nas unhas ou psoríase ungueal, costuma deixar as unhas onduladas, deformadas, quebradiças, grossas e com manchas brancas ou marrom.
A forma de tratamento mais indicada para este tipo de psoríase é a tópica, através de esmaltes e pomadas que contenham clobetasol e vitamina D.
Como tratar psoríase nos pés
Geralmente, a psoríase ungueal atinge outras áreas do corpo, como os pés. Neste caso, o dermatologista indica também o tratamento tópico que pode incluir medicamentos a base de corticoides, metotrexato, ciclosporina ou infliximabe, na forma de pomadas, cremes e loções.