Pular para o conteúdo

Bolinhas no braço: o que é, quais as causas e tratamentos

bolinhas no braço

Você anda sofrendo com o aparecimento de bolinhas no braço, sem saber ao certo o que significam?

 

Dependendo da sua aparência, ela pode ser o resultado de uma queratose pilar, uma condição de pele que também costuma surgir nas coxas, nádegas e bochechas, além dos braços. 

 

Em geral, essas bolinhas possuem um aspecto avermelhado ou esbranquiçado, de textura dura. Porém, apesar de ser muito comum e nada grave, essas lesões também podem ser confundidas com outros tipos de condições de pele, algumas até graves.

 

Algumas lesões surgem de forma isolada devido ao entupimento dos poros da região pelo excesso de oleosidade na pele, outras não provocam sintomas como a dor ou coceira, como é o caso da queratose pilar ou ceratose folicular.

 

No entanto, há casos em que as lesões são indícios de condições mais sérias, como alergias, urticária e até mesmo infecções de pele, como a foliculite ou alguma intolerância alimentar, como o glúten, que acompanhada coceira intensa e sintomas gastrointestinais.

 

Por isso, é sempre importante contar com a experiência de um médico especialista, como o dermatologista, capaz de ajudar a identificar a causa das bolinhas no braço ou em outros locais com um diagnóstico preciso.

 

De qualquer forma, bolinhas pelo corpo causam incômodos, e podem ser tratadas ou até mesmo prevenidas através de cuidados simples e o tratamento adequado para tratar a causa que desencadeia o sintoma. Veja abaixo!

O que são bolinhas no braço?

Bolinhas no braço avermelhadas ou esbranquiçadas, lesões do tipo pápulas eritematosas, erupções com ou sem pus, que podem surgir também em diferentes partes do corpo, como no rosto (bochechas), pescoço, braços, nádegas e pernas, também podem estar ligadas a diversas causas diferentes. 

 

Isso porque apenas identificar essas lesões como “bolinhas” é ambíguo demais, pois elas podem representar uma série de condições como alergia, foliculite, miliárias ou outros tipos de lesões inflamatórias.

 

Além disso, essas lesões podem também estar associadas a algum tipo de reação alérgica ou irritante na pele, como a acne ou até serem sintomas de infecções por vírus e bactérias. 

 

Até mesmo o atrito e pele ressecada podem ser fatores causadores de lesões, dependendo das regiões acometidas.

Bolinhas no braço e queratose pilar

Pequenas bolinhas no braço de coloração branca ou vermelha, que não coçam e nem doem, mas que deixam a pele com aparência semelhante a “pele de galinha” e aspecto de lixa, costumam ser diagnosticadas como queratose pilar.

 

Elas costumam surgir principalmente na lateral e na parte de trás dos braços, mas também nas nádegas, costas, coxas e bochechas.

 

A sua principal causa é devido a produção excessiva de queratina pela pele, uma proteína fibrosa que age como fator de defesa da pele bloqueando a abertura do folículo piloso contra a entrada de substâncias nocivas e microrganismos.

 

Ao se acumular sobre a pele, acaba formando essas erupções e manchas, que podem ser muito confundidas com a acne.

 

Não é considerada uma doença, mas uma alteração genética (hereditária), por isso não tem cura, embora possa ser tratada.

 

Inclusive, se não for devidamente tratada pode inflamar e acabar causando uma foliculite. 

 

Ela costuma acometer crianças e adolescentes, e desaparecer ao longo do tempo. Além disso, pessoas com doenças alérgicas, como asma ou rinite, são mais suscetíveis ao seu aparecimento.

Outras causas de bolinhas no braço

Muitas outras condições podem provocar o aparecimento de bolinhas no braço, outras regiões ou até pelo corpo todo.

 

Geralmente, são causadas por vários fatores diferentes, como atrito, pelos encravados, falta de hidratação na pele, predisposição genética, reação a alimentos, medicamentos entre outros motivos. 

 

Veja algumas delas abaixo:

Foliculite

A foliculite é uma doença dermatológica inflamatória que resulta da inflamação do folículo piloso (base de onde crescem e saem os pelos) bloqueado ou lesionado.

 

Em geral é infectado por vírus ou bactérias, gerando as bolinhas avermelhadas com ou sem pus, semelhantes a acne.

 

A foliculite costuma acometer áreas como a virilha, região da barba, couro cabeludo, nádegas e pernas.

 

E uma das principais causas é a depilação com lâmina, assim como pelos grossos e encravados, transpiração excessiva e o uso de roupas muito justas ou de tecidos que não permitem a respiração da pele.

Miliária

Popularmente chamada de “brotoeja”, ela costuma apresentar inúmeras bolinhas vermelhas espalhadas pelo corpo, podendo apresentar água ou pus devido, por conta do atrito pelo bloqueio das glândulas sudoríparas.

 

Elas são mais comuns nos bebês recém-nascidos, nas regiões do pescoço, tórax, dorso e no rosto.

Eczema ou dermatite

O eczema ou dermatite é uma reação inflamatória na pele decorrente de  alergias, pele sensível ou ressecada.

 

Em geral, as bolinhas vermelhas causam coceira que evoluem para placas vermelhas e descamativas com crostas.

Acne e rosácea

A acne é uma das doenças inflamatórias de pele mais comuns, geralmente causada por oleosidade excessiva na pele devido a alterações hormonais, que se mistura às células mortas do tecido, bloqueando os poros infectados também por bactérias.

 

Ela se apresenta na forma de cravos e espinhas na pele, com áreas avermelhadas e doloridas, que podem se espalhar por qualquer parte do corpo, incluindo costas, ombros e braços. 

Alergias

Reações alérgicas também provocam o aparecimento de bolinhas no corpo vermelhas e coceira, que podem ser causadas pela ingestão de alimentos, medicamentos, cosméticos, ou contato com produtos de limpeza, pelos de animais, tecido da roupa, cosméticos, entre outros fatores.

Urticária

A urticária é outra reação alérgica na pele que apresenta pequenas manchas vermelhas e coceira, podendo surgir em qualquer lugar do corpo. Normalmente, são causadas por picadas de inseto, calor, alimentos, medicamentos e outros agentes.

Herpes zóster

O herpes zóster é uma doença infecciosa causada pelo mesmo vírus que causa a catapora. Seu principal sintoma são as bolinhas vermelhas na pele, principalmente no tórax, costas e barriga, que evoluem para bolhas dolorosas, que coçam bastante.

Tratamento para bolinhas no braço

Em se tratando de bolinhas no braço, o diagnóstico deve ser feito para determinar a causa, pois cada uma dessas condições vai exigir uma medida específica. 

 

O ideal é consultar um dermatologista para que ele possa avaliar o caso e indicar o melhor tratamento. 

 

De um modo geral, no caso da queratose pilar é possível resolver apenas com o uso de loções hidratantes específicas para amenizar a pele seca ou até aplicar ácidos tópicos. 

 

Já as urticárias podem ser tratadas com medicamentos antialérgicos e a foliculite é tratada com sabonetes antissépticos ou antibióticos de uso oral ou tópico, em casos mais graves.

 

Caso você esteja sofrendo com bolinhas no braço com frequência, não deixe de procurar um dermatologista para seguir com o melhor tratamento.

É possível prevenir as bolinhas no corpo?

Obviamente, tudo vai depender do fator causador das bolinhas no braço. Por outro lado, proteger a sua pele é essencial para diminuir as chances dessas lesões aparecerem. 

 

É possível prevenir muitas dessas condições através de simples cuidados na sua rotina, como manter a pele sempre limpa e seca, controlar a oleosidade para não se acumular nos poros, e hidratar a pele.

 

Dê preferência aos produtos hidratantes e com o mínimo de ativos possíveis. 

 

Além disso, evite usar peças de roupa muito apertadas ou que promovam atrito na pele ou dificultam a respiração.

 

Sempre é bom lembrar que não devemos cutucar ou espremer as bolinhas, principalmente com as mãos sujas, para não machucar ou causar infecção.

Creme para bolinhas no braço

Bolinhas no braço incomodam pela aparência estética e na maioria das vezes elas surgem por conta do ressecamento na região. 

 

Portanto, a hidratação é fundamental para evitar o seu aparecimento. Caso você não consiga evitar, opte por cremes à base de uréia, ácido glicólico ou ácido salicílico.

 

Existem algumas opções de pomadas ou loções com esses princípios ativos muito eficientes para esta finalidade.

Mais
artigos

Inscreva-se na nossa newletter e para acompanhar todo o conteúdo sobre as

Doenças da Pele!