Foliculite no couro cabeludo (foliculite capilar) – Como tratar?

Se você já sentiu coceira, vermelhidão ou até queda de cabelo na raiz, talvez esteja lidando com a foliculite capilar — e eu sei bem como isso incomoda. Neste conteúdo, compartilho tudo o que aprendo sobre essa inflamação nos folículos do couro cabeludo, explicando de forma simples como identificar os sintomas e iniciar um tratamento realmente eficaz.

Você tem foliculite no couro cabeludo, também conhecida como foliculite capilar, e gostaria de saber como trata-la?

Antes de detalharmos como tratar a foliculite no couro cabeludo (foliculite capilar), precisamos entender muito bem o que é a foliculite e como identifica-la. Afinal, todo tratamento só possui eficácia se ele for utilizado para a correta patologia.

– O que é foliculite?

Foliculite é a inflamação dos folículos pilosos, local onde nascem os pelos. Esta inflamação pode ocorrer nos pelos em diferentes regiões do corpo, sendo bastante comum a sua ocorrência nos pelos da cabeça ou do couro cabeludo. Ou seja, na raiz dos cabelos. Esta foliculite é denominada Foliculite Capilar e pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres.

Caso queira saber mais sobre foliculite, acesse: “Foliculite – Causas, Sintomas e Tratamentos“.

– Foliculite decalvante: o que é ser “decalvante”?

Denomina-se como foliculite decalvante, a foliculite que ocasiona a queda dos pelos na região (alopecia).

Caso o tratamento e controle da foliculite seja feito em seu estágio inicial ou intermediário, pode-se voltar a nascer pelos na região.

Porém, caso este tratamento seja tardio, os folículos pilosos podem ter sido gravemente danificados e a queda de cabelo na região é irreversível. Até mesmo neste caso, é importante tratar adequadamente para que a lesão seja controlada e, consequentemente, a área sem cabelo não aumente de tamanho.

– Sintomas da foliculite no couro cabeludo: como identificar se o que eu tenho é mesmo foliculite?

A foliculite superficial pode ser identificada visualmente. Ela é a mais comum e é caracterizada por pequenos pontos de pus com vermelhidão ao redor dos pelos e, em alguns casos, bastante coceira.

Já a foliculite profunda, como é o caso da foliculite decalvante, é muito comum a presença de crostas, bolhas de pus, vermelhidão, edemas, dor, queloides e alopecia.

Se você ainda tem dúvida se o seu quadro trata-se mesmo de foliculite, conheça outros tipos no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

– Como tratar a foliculite no couro cabeludo?

Apesar de não possui cura, a foliculite capilar possui tratamento bastante eficaz que, se realizado corretamente, lhe trará resultados satisfatórios em um curto prazo.

O tratamento da foliculite no couro cabeludo é basicamente o mesmo, independentemente de ser uma foliculite superficial ou profunda, decalvante ou não. O que pode ser diferente é o tempo de tratamento para se obter um resultado satisfatório!

Este resultado foi obtido com apenas 2 semanas de tratamento com o dermocosmético Tend Skin®.

O Tend Skin® é um dermocosmético fabricado nos Estados Unidos por mais de 30 anos e vendido em todo o mundo!

É o primeiro e único tratamento específico para foliculite autorizado pela Anvisa e é amplamente indicado por dermatologistas de todo o Brasil.

A foliculite no couro cabeludo, também chamada de foliculite capilar, é uma inflamação que afeta os folículos pilosos, causando vermelhidão, coceira e até queda de cabelo. Eu explico neste conteúdo como identificar os tipos mais comuns, desde a superficial até a decalvante — que pode causar alopecia. Destaco ainda a importância de um tratamento precoce, com foco em dermocosméticos como o Tend Skin®, que demonstram bons resultados em poucas semanas. Meu objetivo é orientar quem sofre com o problema a encontrar um caminho seguro e eficaz para alívio e controle da condição.

Saiba mais sobre

O que é foliculite capilar? É uma inflamação dos folículos pilosos do couro cabeludo, que pode causar vermelhidão, coceira e até queda de cabelo.

Quais são os sintomas da foliculite no couro cabeludo? Os sintomas incluem pequenos pontos de pus, vermelhidão, coceira intensa, dor, crostas e, nos casos mais graves, perda de cabelo.

A foliculite capilar tem cura? Não possui cura definitiva, mas pode ser controlada com tratamento adequado.

Qual é o tratamento mais indicado? O uso de dermocosméticos como o Tend Skin®, aliado a uma rotina de cuidados orientada por dermatologista.

O que é foliculite decalvante? É um tipo mais grave de foliculite que causa queda de cabelo permanente devido ao dano nos folículos.

O tratamento é o mesmo para todos os tipos de foliculite? Sim, o tratamento é semelhante, variando apenas o tempo necessário para alcançar resultados.

Mais
artigos

Você tem alguma dúvida e gostaria da ajuda do nosso time de especialistas?