Você tem foliculite no couro cabeludo, também conhecida como foliculite capilar, e gostaria de saber como trata-la?
Antes de detalharmos como tratar a foliculite no couro cabeludo (foliculite capilar), precisamos entender muito bem o que é a foliculite e como identifica-la. Afinal, todo tratamento só possui eficácia se ele for utilizado para a correta patologia.
– O que é foliculite?
Foliculite é a inflamação dos folículos pilosos, local onde nascem os pelos. Esta inflamação pode ocorrer nos pelos em diferentes regiões do corpo, sendo bastante comum a sua ocorrência nos pelos da cabeça ou do couro cabeludo. Ou seja, na raiz dos cabelos. Esta foliculite é denominada Foliculite Capilar e pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres.
Caso queira saber mais sobre foliculite, acesse: “Foliculite – Causas, Sintomas e Tratamentos“.
– Foliculite decalvante: o que é ser “decalvante”?
Denomina-se como foliculite decalvante, a foliculite que ocasiona a queda dos pelos na região (alopecia).
Caso o tratamento e controle da foliculite seja feito em seu estágio inicial ou intermediário, pode-se voltar a nascer pelos na região.
Porém, caso este tratamento seja tardio, os folículos pilosos podem ter sido gravemente danificados e a queda de cabelo na região é irreversível. Até mesmo neste caso, é importante tratar adequadamente para que a lesão seja controlada e, consequentemente, a área sem cabelo não aumente de tamanho.
– Sintomas da foliculite no couro cabeludo: como identificar se o que eu tenho é mesmo foliculite?
A foliculite superficial pode ser identificada visualmente. Ela é a mais comum e é caracterizada por pequenos pontos de pus com vermelhidão ao redor dos pelos e, em alguns casos, bastante coceira.
Já a foliculite profunda, como é o caso da foliculite decalvante, é muito comum a presença de crostas, bolhas de pus, vermelhidão, edemas, dor, queloides e alopecia.
Se você ainda tem dúvida se o seu quadro trata-se mesmo de foliculite, conheça outros tipos no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
– Como tratar a foliculite no couro cabeludo?
Apesar de não possui cura, a foliculite capilar possui tratamento bastante eficaz que, se realizado corretamente, lhe trará resultados satisfatórios em um curto prazo.
O tratamento da foliculite no couro cabeludo é basicamente o mesmo, independentemente de ser uma foliculite superficial ou profunda, decalvante ou não. O que pode ser diferente é o tempo de tratamento para se obter um resultado satisfatório!
Este resultado foi obtido com apenas 2 semanas de tratamento com o dermocosmético Tend Skin®.
O Tend Skin® é um dermocosmético fabricado nos Estados Unidos por mais de 30 anos e vendido em todo o mundo!
É o primeiro e único tratamento específico para foliculite autorizado pela Anvisa e é amplamente indicado por dermatologistas de todo o Brasil.