Pular para o conteúdo

Qual a melhor pomada para psoríase?

pomada para psoríase
A psoríase é uma doença de pele inflamatória crônica e de caráter genético que causa um rápido acúmulo de células da epiderme. Esse acúmulo resulta em descamações na superfície da pele. O uso de uma pomada para psoríase é muito importante no tratamento, entenda o por que. A psoríase se manifesta através de três sinais principais: vermelhidão, relevo e descamação. Seu diagnóstico é clínico, mas muitas vezes uma biopsia é necessária para que o diagnostico possa ser confirmado. Esse acúmulo de células pode causar bastante constrangimento, pois muitas pessoas têm um certo preconceito por acreditarem que a psoríase é uma doença infectocontagiosa, o que não é verdade. Aprender a lidar com a psoríase não é uma tarefa fácil, mas também não é algo impossível. Embora essa seja uma condição sem cura, há diversos remédios para psoríase eficazes no controle de seus sintomas. Alguns tratamentos caseiros para psoríase também são utilizados, mas não são recomendados, pois não possuem comprovação científica e muitas vezes acabam agravando os sintomas, trazendo um grande risco para a saúde! A pomada para psoríase é o dermocosmético mais utilizado no tratamento, por isso separamos tudo que você precisa saber sobre esse tipo de tratamento. Continue a leitura para saber mais.

Entendendo a psoríase

Nós precisamos trocar de pele assim como as cobras fazem. A razão pela qual não notamos essa troca é que as células de nossa epiderme são trocadas aos poucos e esse processo leva cerca de 27 dias para ser completamente finalizado. Nesse contexto, a psoríase age acelerando essa troca de células da pele. Em cerca de 4 dias o processo de troca ocorre, o que acaba gerando um acumulo perceptível de células na superfície da pele. Essa aceleração resulta em processos inflamatórios que causam a vermelhidão característica da psoríase. Essas lesões avermelhadas se tornam mais espessas com o tempo e descamam. Segundo o Dr. Drauzio Varella, diversas áreas podem ser afetadas pela psoríase, incluindo as unhas, mas as mais comuns são couro cabeludo e áreas com articulações, como cotovelo e joelhos.

Como funciona a pomada para psoríase

Manter a pele hidratada é importante para todos nós, mas para os portadores de psoríase essa é uma prática imprescindível. Para os casos mais leves de psoríase, as pomadas hidratantes são uma ótima opção, pois além de serem acessíveis, os resultados costumam aparecer logo na primeira semana de uso. A vaselina também pode ser muito eficaz quando o assunto é hidratação. Também é super acessível e contribui para que as crostas das feridas fiquem menos evidentes. A pomada para psoríase rica em vitaminas vêm sendo cada vez mais recomendada por dermatologistas. A vitamina D, por exemplo, que seu corpo pode produzir quando exposto à luz solar, tem muitos benefícios para a saúde que podem ajudar a tratar a psoríase. Embora uma deficiência de vitamina D não pareça causar psoríase, pode prejudicar a capacidade do corpo de manter a pele saudável. Sendo assim, em doses recomendadas as pomadas à base de vitaminas podem ser um ótimo tratamento para a psoríase. Outra opção são as pomadas à base de corticoides. Essa substância possui uma poderosa ação anti-inflamatória e, por conta disso, é usada no tratamento de diversos problemas dermatológicos, incluindo a psoríase. Infelizmente o uso prolongado de corticoides é muito perigoso e acarreta em muitos efeitos colaterais, como inchaço, ganho de peso, estrias e afinamento da pele.

Mais
artigos

Inscreva-se na nossa newletter e para acompanhar todo o conteúdo sobre as

Doenças da Pele!